domingo, 4 de março de 2012

Uma cidade compacta, fluida e segura

André Luiz Pinto
por SP2040
A arquiteta, urbanista e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Angelica Benatti Alvim foi entrevistada pela SP2040 e nos proporcionou uma avaliação lúcida e coerente dos problemas da cidade de São Paulo. Para ela "Os eixos estratégicos do SP 2040 favorecem a discussão de tudo o que há de importante, eles incitam a discussão articuladora sobre a cidade que nós queremos…"
“Porque a questão dos deslocamentos também está atrelada ao uso do solo, à questão da habitação, à distância entre moradia e emprego etc.”


Segue aqui o link para a entrevista.
Vale conferir!

Um comentário:

  1. A imprescindivel mobilidade urbana não é de interesse dessa administração. No levantamento, o projeto “Cidade em 30 minutos”, que trata de mobilidade, ficou em segundo lugar com 20,92%. Seu objetivo é “aproximar, no tempo e no espaço, os moradores da cidade de suas atividades cotidianas", através de desapropriações em beneficio do mercado imobiliário.
    Há grande problema na forma como foi realizada a consulta à população do SP2040 – de forma enviesada. “É muito facil quando você pergunta se as pessoas querem chegar em 30 minutos em qualquer lugar, porque afinal todo mundo quer” – mas para isso acontecer toda a cidade seria desapropriada em beneficio da especulação imobiliária o que não foi esclarecido aos pesquisados em 2011. “Indagar se as pessoas querem uma cidade agradável, segura, todo mundo quer”; mas perder sua casa e seu trabalho, ninguém quer. Portanto, a pesquisa de 2011 da prefeitura deveria ser cancelada e o plano SP2040 reformulado para atender aos interesses da população – para quem os projetos urbanísticos devem se destinar.
    Suely Mandelbaum, urbanista

    ResponderExcluir