domingo, 20 de novembro de 2011

Urbanismo essa ourivesaria


O Estadão de hoje, de 20 de Novembro, publica entrevista de Christian Carvalho Cruz com o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães.
Os temas perpassam transversalmente o atual momento do Rio e as formas de atuação das disciplinas da arquitetura e do urbanismo frente aos desafios da cidade.
Entre outros, destacam-se temas como: a impantação das UPPs, a possibilidade de integração efetiva das comunidades com o "asfalto", as consequências da expansão constante da cidade, e a postura atual dos arquitetos face à cidade em que vivemos.

Vale conferir no link abaixo!

URBANISMO ESSA OURIVESARIA

2 comentários:

  1. Gostei da entrevista, embora ainda continue achando que se deu pouca ênfase às questões relevantes como a da dimensão ótima dos prédios. Em minha constante reavaliacao, aceito a idéia básica de um limite de até 6 ou oito andares. Para alguns casos, poderemos até ter mais. O que me parece está faltando é a contribuição de pensadores de outras áreas para ajudar a definir os parametros de dimensão ideal para os edifícios. Vejo que aspectos de aquecimento, consumo de recursos naturais, saneamento e congestionamento seriam, na minha visão espontanea do assunto, os elementos básicos que destacaria na definicao dos parametros a limitar o tamanho dos edificios. Creio que para a cidade de Sao Paulo isto é fundamental, como também me parece ser para o bairro de botafogo do Rio de Janeiro que está sendo invadido por empreiteiros sem visão urbanisitica. Para Sao Paulo há de se reverter a tendencia amalucada de sumir com bairros tipicamente de residencias sem edificios, apenas para contentar um retorno exagerado para os picaretas do setor imobiliário. Quanto a Botafogo, ainda há tempo de se conter o avanço dos mesmos picaretas de sao paulo.

    ResponderExcluir
  2. A foto é de antes do PAC!

    ResponderExcluir