segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Queridas brasileiras e queridos brasileiros.

Sérgio Magalhães

Em seu discurso de posse, a presidente Dilma Roussef dirigiu-se à Nação e indicou seus compromissos de governo.


A cada vez que mudava de tema, chamava a atenção com a expressão acima, algumas vezes precedidas com os possessivos: ‘minhas queridas’ e ‘meus queridos’, também chamando primeiro ora os ‘brasileiros’, ora as ‘brasileiras’.


Qb e qb. Começou dizendo a que veio, enaltecendo o trabalho de seu antecessor e afirmando a democracia.


Qb e qb. Depois, tratou da economia. Estabilidade financeira, modernização tributária, exportação, agricultura, indústria, serviços.


Qb e qb. Comprometeu-se com a erradicação da pobreza extrema. Associará crescimento econômico a programas sociais e estabilidade econômica. Melhorará o gasto público. Manterá o PAC e o MC,MV. Melhorará os serviços aéreos.


Qb e qb. Garantiu elevar a qualidade da educação, no ensino fundamental, médio e pré-escolar.


Qb e qb. Consolidará o SUS.


Qb e qb. Tratará da segurança, garantindo a presença do Estado em todas as regiões. Combaterá as drogas.


Qb e qb. Garantirá o pré-sal como investimento de longo prazo do povo.


Mqb e mqb . Apoiará o desenvolvimento de ciência e tecnologia, a preservação das reservas naturais, a biodiversidade. Investirá em cultura.


Qb e qb. Preservaremos o meio-ambiente, produziremos energia limpa.


Mqb e mqb. Valorizará a tradição diplomática brasileira, a paz, os Direitos Humanos, o relacionamento sul-americano e das demais regiões, a reforma da ONU.


Qb e qb. Exortou a que todos, governos e sociedade, trabalhemos juntos pelo país. Compromete-se a estar ao lado de todos os brasileiros, onde estiverem. E reafirma o compromisso com as liberdades essenciais, de culto, de imprensa e de opinião.


Qb e qb. Governará com coragem e com carinho.


O discurso da presidente Dilma Roussef é abrangente e positivo.

Infelizmente, mesmo assim, não trata especificamente do lugar onde vivem 85% dos brasileiros: não se refere uma vez sequer às cidades, à política urbana, aos transportes públicos, ao saneamento, à habitação.

Oxalá a prática de seu governo seja para além do discurso. Sem cidades tratadas, saneadas, habitáveis, seguras, amigáveis, não teremos desenvolvimento nem os demais compromissos assumidos poderão ser alcançados plenamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário