quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nova Cultura

Washington Fajardo

Destaco do discurso de posse da nova ministra de cultura Ana de Hollanda:

"A mesma e forte chama da cultura e da criatividade do nosso povo deve cintilar, ainda, no solo da reforma urbana e no horizonte da afirmação soberana do Brasil no mundo. Arquitetura é cultura. Urbanismo é cultura. Na visão tradicional, arquitetura e urbanismo só são “cultura” quando a gente olha para trás, na hora de tombamentos e restaurações. Isso é importante, mas não é tudo. Arquitetura e urbanismo são cultura, também, no momento presente de cada cidade e na criação de seus desenhos e possibilidades futuras. Hoje, diante da crise geral das cidades brasileiras, isso vale mais do que nunca."
(...)

" A criatividade brasileira chega a ser espantosa, desconcertante, e se expressa em todos os cantos e campos do fazer artístico e cultural: no artesanato, na dança, no cinema, na música, na produção digital, na arquitetura, no design, na televisão, na literatura, na moda, no teatro, na festa."

Pretensiosamente sugiro (como subsecretário municipal de patrimônio cultural, intervenção urbana, arquitetura e design do Rio de Janeiro) este destaque do discurso da nova ministra, identificando, de maneira contundente, arquitetura e urbanismo como bens culturais, que se amplificados e de qualidade, serão decisivos na construção das qualidades das cidades brasileiras protagonistas do novo Brasil.

Ainda, associado à Lei que cria o CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo, sancionada pelo Presidente Lula, corrigindo injustiça histórica e luta de 50 anos dos profissionais arquitetos e urbanistas por autonomia, desvinculados da Engenharia; somado ao Concurso Público em curso para o Porto Olímpico e o anúncio de Concurso Internacional para o Parque Olímpico na Barra; criam um cenário alvissareiro para uma nova qualidade da arquitetura brasileira e para destaque da situação carioca!
Há mais a fazer e conquistar mas é bom caminho a trilhar! Oxalá!

Para o discurso da ministra Ana de Holanda: http://www.cultura.gov.br/site/2011/01/03/posse-da-nova-ministra-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário