segunda-feira, 5 de abril de 2010

Rio Branco e Gran Via



Sérgio Magalhães
A arquiteta Fabiana Izaga, à espera do almoço de Páscoa, acompanha o arquiteto espanhol Rafael Moneo em seu passeio induzido pela Gran Via madrilenha, uma iniciativa do jornal El País em comemoração ao primeiro centenário de sua implantação.
Moneo é seguramente um dos mais prestigiados arquitetos mundiais, e o único espanhol a receber o Prêmio Pritzker –o “Nobel” da arquitetura, como é chamado.
Izaga relaciona o que disse Moneo sobre a Gran Via com o anúncio das intervenções propostas para a avenida Rio Branco, no Rio, onde se pretende fecha-la ao tráfego e torna-la um parque. E propõe que, tal como formularam ao espanhol sobre a avenida madrilenha, seria necessário fazermos a nós próprios a pergunta: E agora, o que faremos com a Avenida Central?
O texto inteiro publicado por El País está em: El arquitecto seducido por un edificio optimista.
Mas, como isca, segue a resposta de Rafael Moneo:
Uma pergunta final: O que você faria com a Gran Via?
"Mudanças não radicais –e inteligentes. Uma intervenção transcendente, sem exibicionismo. Não creio que tenha sentido impedir completamente o tráfego. Estas coisas se transformam pelos usos, os usos são mais transformadores que a própria arquitetura. Temos que ter confiança: é a vida que muda as coisas."
Veja outro link relacionado no ELPAÍS.com: Plano de la Calle Gran Vía

Nenhum comentário:

Postar um comentário