segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mais rico e com mais dinheiro?

Sérgio Magalhães

Há poucos dias fiz um comentário comparando os PIBs dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mostrei que a relação entre PIB/Área é maior no RJ do que em SP. Terminei assim a nota: “Fosse pela economia, as estradas do RJ teriam que ser melhores, os equipamentos, as infra-estruturas. Assim, deve haver outra explicação para a diferença entre qualidades...”

Continuei a pesquisar, para ver se decifrava o enigma: se a “densidade econômica” do RJ é mais alta do a de SP, por que a diferença entre a qualidade das infra-estruturas estaduais? Os recursos dos governos estaduais são proporcionais às respectivas economias? Ou será que o governo fluminense tem proporcionalmente menor orçamento do que o paulista?

As perguntas me pareceram pertinentes, porque não é o PIB que constrói e mantém as infra-estruturas, os equipamentos, os serviços públicos. É o governo, através de seus recursos financeiros, traduzidos pelo Orçamento.

Foi aí que fiquei mais perplexo: o estado do Rio de Janeiro tem maior “densidade orçamentária” do que o estado de São Paulo. Isto é, o RJ tem mais recursos orçamentários por km² do que SP.

Procurei a economista Sol Garson, ex-secretária de Fazenda, para me ajudar a conferir. Pelos dados do Ministério da Fazenda, para 2008, a receita de SP foi de 103 bilhões de reais enquanto a do RJ foi de 40 bilhões. Comparados pela área de cada estado, SP tem orçamento de R$ 415mil / km² enquanto o RJ tem R$ 917mil / km².

E como as despesas são muito próximas das receitas, podemos dizer que a média de gastos por km² no RJ é 2,2 vezes maior do que em SP.

Estudo semelhante para outros estados, indica posição privilegiada do Rio: sua “densidade orçamentária” é 9 vezes maior do que a do Paraná, 12 vezes maior do a do Rio Grande do Sul e 15 vezes maior do que a de Minas Gerais.

Proporcionalmente ao tamanho do território a ser mantido, o estado do Rio é o mais rico e tem o governo com mais dinheiro, entre todos os estados brasileiros.

E agora?

Veja a tabela com os dados completos

Um comentário: