sábado, 16 de maio de 2009

Cobras, Lagartos, etc.

Sérgio Magalhães
Muitas favelas do Rio são batizadas com nomes de novelas.Pelo nome se pode saber a data em que a favela começou a se constituir.
Agora mesmo, a vereadora Andréa Gouvêa Vieira publicou um artigo no Globo, intitulado Cobras e Lagartos, referindo-se a uma favela no alto da Rocinha, que ela visitou há dois anos, quando começavam as construções. Atribuiu o nome à abundância de cobras e de lagartos que infestariam aquele lugar, entremeando-se aos primeiros barracos.Fui conferir, constatei que em 2006 estava no ar a novela da Globo com aquele mesmo nome, de autoria de João Emanuel Carneiro.
Essa prática é antiga. Lá pelos idos de 1970 já se apelidava as novas favelas com nomes do momento. Talvez uma das razões seja o desejo de inserção social, que é uma característica das populações faveladas do Rio. A novela seria uma ‘madrinha’ da nova comunidade, o seu nome uma evidência de compartilhamento da atualidade urbana.
Vejam uma lista não exaustiva das que o Davi Lessa e eu nos lembramos:
Bandeira 2, Rebu,Saramandaia, Mandala, Salsa e Merengue, Minha Deusa, Paraíso, Te Contei, Final Feliz, Ti Ti Ti, Cambalacho, Cavalo de Aço, Roque Santeiro, Renascer.

Também é interessante lembrar que o conjunto de edifícios construídos nos terrenos que resultaram do incêndio da favela Praia do Pinto, no Leblon, foram apelidados com o nome da novela da ocasião: Selva de Pedra. Já aqui, porém, o batismo não foi feito pelos novos moradores, mas justamente pelos outros moradores do bairro. No caso, há uma nítida conotação pejorativa, tal como se situava na novela o tema da construção imobiliária e de grandes edifícios.

Um comentário:

  1. Oi Sérgio, tudo bem? Meu nome é Vadho Junyor. Trabalho no Jornal Expresso aqui do Rio e li uma nota no O Globo sobre o assunto nomes de favelas x novelas. Achei muito interessante e coloquei em pauta aqui para fazermos uma matéria sobre o assunto. Só que precisava de mais informações sobre as mesmas. Será que você pode me ajudar. Anote meus contatos: vadho.junyor@expresso.inf.br / (21) 2534-9751 (redação) / (21) 8143-3805. SE puder me passar um e-mail para trocarmos informações...
    Abs
    Abs

    ResponderExcluir