segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Curso POP - Pólo de Pensamento Contemporâneo

Programação do Curso
Desejo e rejeição: a produção do urbano e a crise do Rio de Janeiro
por Sérgio Magalhães

O curso tratará do Rio de Janeiro na perspectiva da compreensão (e do enfrentamento) de sua crise urbana. Serão debatidos os principais condicionantes urbanísticos do desenvolvimento, tais como a adesão e a ruptura com a cidade existente, a expansão do tecido urbano, a densidade, a escala, a habitação formal e informal e o isolamento.

8 setembro
Desejo.
A adesão à cidade e à civilização ocidental. A noção de futuro e a construção do urbanismo. A cidade na incerteza. O paradigma de ruptura com a cidade existente, que prevaleceu na hegemonia modernista, dá lugar à necessidade de reconhecimento das preexistências, uma das expressões do urbanismo contemporâneo.

15 setembro
Rejeição.
A negação da cidade, os modelos modernos. Os modelos de exclusão e o abandono do subúrbio. O lugar do isolamento. As redes política-economica-cultural sob controle de grupos marginais. A anomia no registro quotidiano da imprensa carioca; autoridades perplexas e estáticas.

22 setembro
Sustentabilidade.
A expansão desmedida; o conceito de “cidade sem fim”. A sustentabilidade urbana e a democratização do acesso aos bens, equipamentos e serviços públicos. O reconhecimento dos esforços já realizados pelas famílias pobres na produção da cidade.

29 setembro
Possibilidades.
Debate sobre a superação da crise urbana: a cidade metropolitana; construção de uma agenda positiva para a questão urbana; reforço da centralidade no centro histórico; recuperação dos subúrbios; urbanização das favelas; metrô/transportes; despoluição da baía de Guanabara.


4 aulas, segundas-feiras: 19h30-21h30 Valor: R$ 280,00
50% na inscrição e o restante 30 dias após o início do curso
veja:
http://www.polodepensamento.com.br/sec_cursos_view.php?id=129

Nenhum comentário:

Postar um comentário